Katas
Kata é uma simulação de luta real, onde o praticante executa uma sequência de golpes e defesas pré determinada, isso de acordo com o estilo de Karate e o nível do praticante. Conforme o praticante vai avançando em seus estudos e prática os katas vão tendo uma evolução na dificuldades dos movimentos a serem aplicados.
Cada Kata tem a sua sequência própria de movimentos em que cada junção de movimento dê a intenção de demonstrar um tipo de técnica, cada um tem a sua quantidade específica de movimentos.
​
A palavra Kata significa FORMA
​
Fonte: Karate.art.br
Série Heian (Paz e tranquilidade)
01
Heian Shodan
Heian Shodan é o primeiro que abre a série de katas “Heian”, que significa Paz e Tranquilidade e tem o objetivo de que o praticante aperfeiçoe e fortaleça as bases Zenkutsu-Dachi e Kokutsu-Dachi, noções de movimentos de ataque e defesa, ritmo, tempo e deslocamento.
02
Heian Nidan
Heian Nidan é o segundo kata da série “Heian” e seu significado é “Paz e Tranquilidade nível dois" e tem o objetivo de que o praticante aperfeiçoe e fortaleça as bases Zenkutsu-Dachi e Kokutsu-Dachi, noções de movimentos de ataque e defesa, ritmo, tempo, agilidade e deslocamento. Diferente do Heian Shodan, o Nidan tem os primeiros movimentos de Chute (Frontal e Lateral).
03
Heian Sandan
Heian Sandan é o 3º kata da série “Heian”. Significa Paz e Tranquilidade nível 3 e tem a premissa de que o praticante aperfeiçoe e fortaleça as bases Zenkutsu-Dachi, Kokutsu-Dachi e principalmente a Kiba Dachi. É a primeira vez que kiba dachi (Base do Cavaleiro) aparece na série heian. Tem noções de movimentos de ataque e defesa, ritmo, tempo e deslocamento. O bloqueio com o cotovelo e o ante braço, seguido de um contra ataque, é o principal objetivo desse kata da Série Heian. Uma outra novidade que surge na série heian é o “yori-ashi”, que significa deslize dos pés.
04
Heian Yondan
Heian Yondan é o 4º kata da série “Heian”. Significa Paz e Tranquilidade nível 4 e tem em seu foco, que o praticante aperfeiçoe e fortaleça as bases Zenkutsu-Dachi e Kokutsu-Dachi. Neste kata é possível aprender diversas técnicas de arremate e Bloqueios.
Novamente são apresentandos chutes laterais (yoko geri) e Chutes Frontais (mae geri), juntamente com a base Ashi Dachi. A base Kosa Dachi é apresentada pela primeira vez na série heian.
05
Heian Godan
Heian Godan é o 5º e último kata da série “Heian". Significa Paz e Tranquilidade nível 5 e tem em seu foco, que o praticante aperfeiçoe e fortaleça as bases Zenkutsu-Dachi, Kiba-Dachi e Kokutsu-Dachi. Este kata possui Salto caindo em base de pernas cruzadas(Kosa dachi), noções de movimentos de ataque e defesa, ritmo, tempo e deslocamento.
O kata já se inicia com um novo movimento chamado de postura de “água corrente (Mizu Nagare)”, movimentos de defesa e ataque com movimento de braço reforçado (Morote), que também é algo utilizado pela primeira vez na série Heian.
Serie Tekki (Cavaleiro de Ferro)
01
Tekki Shodan
Tekki Shodan é o 1º kata da série “Tekki” e significa Cavaleiro de Ferro.
O foco deste kata é o fortalecimento da base Kiba-Dachi. Os
movimentos em destaque neste kata, são a visão antecipada de bloqueios e o chute Nami-gaeshi (onda que retorna).
02
Tekki Nidan
Tekki Nidan é o 2º kata da série “Tekki”, e seu significado é Cavaleiro de Ferro nível dois. Seu foco é para que o praticante aperfeiçoe e fortaleça a base Kiba-Dachi. Os movimentos laterais simulam uma luta, onde o praticante está coagido sobre uma parede, por exemplo.
03
Tekki Sandan
Tekki Sandan é o 3º e último kata da série “Tekki”, e seu significado é Cavaleiro de Ferro nível 3.
Não é considerado um kata básico devido à algumas técnicas exigidas. O domínio de tempo é primordial para a execução dos bloqueios nesse kata e uma base rígida e controlada é fundamental para garantir a eficiência dos movimentos.
Katas intermediários
01
Bassai Dai
Bassai Dai é o 1º kata da série “Bassai”, e seu significado é "Romper a Fortaleza". O seu foco é que o praticante aperfeiçoe e fortaleça as bases Kiba-Dachi, Zenkutsu Dachi e Kokutsu Dachi. É considerado um kata intermediário/avançado e normalmente é o primeiro kata mais avançado que um faixa colorida aprende. Ele mostra velocidade e força em seus Kyodos. A aplicação de controle de respiração e movimentação suave são vistos na execução deste kata. Objetiva também, fazer com que as situações desfavoráveis fiquem ao seu favor.
02
Kanku Dai
Kanku Dai é o 1º kata da série “Kanku” e seu significado é "Contemplando o Céu". O nome é dado devido aos dois primeiros movimentos do kata.
É um dos katas mais longos do estilo shotokan e requer
uma boa resistência física para executá-lo com o mesmo vigor, do início ao fim.
O praticante necessita de um bom controle para a execução dos movimentos de impacto e velocidade .
03
Empi
Empi é um kata do estilo Shotokan considerado de nível intermediário, mas com uma execução não considerada difícil. Seu significado é "Voo da Andorinha", e seus movimentos simulam voos altos e baixos da andorinha. Anteriormente seu nome era Wanshu.
04
Jion
Jion é um kata considerado intermediário/avançado do estilo Shotokan. Ele faz parte de uma relação de katas (Jiin e Jitte) que contemplam técnicas praticadas no templo Jion-ji.
Katas avançados
01
Jitte
Jitte é o kata que dizem os seus criadores que a partir do domínio das técnicas o praticante consegue enfrentar 10 homens ao mesmo tempo. Este kata deixa o estudante aplicar defesas e bloqueios de ataque com bastões.
02
Hangetsu
Hangetsu é um kata shotokan que significa “Meia Lua”, nome esse dado devido aos movimentos circulares executados com os pés e mãos. Com uma mistura de movimentos rápidos e lentos combinados com um controle de respiração.
Movimentos de deslizes dentro do kata são muito mais eficiente em ataques.
03
Gankaku
Gankaku é um kata que tem em seu objetivo fortalecimento de base com apenas um pé em contato com o chão, seu Significado é “Garça sobre a Rocha”.
Este kata é único já que não se assemelha a nenhum outro kata shotokan, a aplicação de um Yoko Geri logo após de uma fixação forte da base é um ataque vigoro, o mesmo vem após a inibir o seu adversário com um equilíbrio forte sobre apenas um pé ai sim é aplicado o chute lateral juntamente com um ataque de punho sobre o rosto do adversário.
04
Bassai Sho
Bassai Sho é o 2º kata da série “Bassai”, e seu significado é Romper a Fortaleza, seu foco que o praticante aperfeiçoe e fortaleça as bases Kiba-Dachi, Zenkutsu Dachi e Kokutsu Dachi. É considerado um kata avançado, normalmente é o primeiro kata mais avançado que um faixa colorida aprende, ele mostra velocidade e força em seus Kyodos. Aplicação de controle de respiração e movimentação suave é visto na execução deste kata. Fazer com que as situações desfavoráveis fiquem ao seu favor.
05
Kanku Sho
Kanku Sho é o 2º kata da série “Kanku”, e seu significado é Contemplar o Ceú.
É considerado um kata intermediário/avançado, normalmente é o segundo kata mais avançado que um faixa colorida aprende.
Aplicação de controle de respiração e movimentação suave é visto na execução deste kata.
06
Chinte
Contém técnicas pouco ususais e, bem assim, contém movimentos circulares longos e movimentos ligeiros, os quais, para serem implementados, não precisa o praticante ter força física.
07
Unsu
Unsu é um dos katas de mais difícil execução, pela mescla de movimentos de bloqueio e ataque com diversos membros do corpo e saltos baixos e altos.
Devido sua dificuldade as diretrizes dos mestres ancestrais é que o karateca domine os katas básicos especialmente, série Heian, Kanku, Empi e Jion antes de arriscar a execução deste kata
08
Sochin
Sochin é um Kata que mostra toda a força e estabilidade da “postura imóvel” (Fudo-Dachi). Esta Base é a essência do kata que tem uma ótima aplicação de defesa para ataques vindo pela frente, por trás ou pelos lados.
A mescla de movimentos lentos e movimentos com explosão são sustentados por por uma base firme possibilita com que o praticante de karate possa relaxar e contrair os músculos dentro de instantes.
09
Nijushiho
Nijushiho é um Kata avançado do estilo Shotokan, seu nome originou-se do número de movimentos dos pés.
A execução deste kata só se é correta quando os moviments são suaves e fluem ininterruptamente de um lado para o outro
10
Gojushiro Dai
Gojushiro Dai é um kata da série “Gojushiro”, e seu significado é cinquenta e quatro passos.
É considerado um kata avançado, Aplicação de controle de respiração e movimentação suave é visto na execução deste kata.
11
Gojushiho Sho
Gojushiho Sho é um kata da série “Gojushiho”, e seu significado é 54 passos.
12
Meikyo
Meikyo é um kata muito mais introspectivo, talvez até por isso muitos traduzem o nome como Espelho da Alma. Olhar para fora e para os outros é coisa de principiantes, olhar para si mesmo é procurar desenvolver-se e aperfeiçoar-se.
13
Ji'in
Ji’in começa com a mesma característica (kamae) da mão esquerda cobrindo a direita, que ocorre também no Jion e no Jitte. Aparentemente, esse kamae tem raízes no antigo boxe chinês e é chamada de postura de “saudação Ming” (palma sobre o punho). No Karate chamamos esta postura de “Jiai no Kamae”
14
Wankan
Wankan é o kata mais curto do Shotokan, apenas 16 movimentos. Uma das características deste kata é que os quadris são muito baixos e muito difíceis de executar, mas não é muito popular entre os entusiastas do Karate Shotokan.
Uma curiosidade interessante é que esse é o único kata que tem somente um kiai. Uma das explicações é que provavelmente Yoshitaka Funakoshi, filho de Gichin, trouxe o kata para o Shotokan, assim como fez com vários outros katas avançados. Porém com a morte prematura dele, talvez não tenha conseguido ensinar o kata completo.